Connect with us

Síndicos

SÍNDICO : USO ADEQUADO DO CAIXA PEQUENO, OU CAIXA ROTATIVO.

Published

on

O Caixa Pequeno ou Caixa Rotativo é um valor que pode ficar em poder do síndico para pequenas despesas do dia a dia do condomínio. Mas é importante ter o controle destes valores e demonstrar no balancete, em detalhes, como foram gastos. Seguem algumas dicas de como utilizar e controlar este recurso de forma prática e organizada:

1)      O recomendado é evitar a utilização do caixa pequeno, mas, caso haja necessidade ou se já é prática no condomínio usar este recurso para efetuar pagamento de pequenas despesas, o recomendado é sempre ter baixos valores em seu poder.

2)      Busque prestar contas de todo o valor gasto no menor tempo possível, de preferência mensalmente.

3)      Procure guardar todas as notas e recibos em pasta única e também guardar separadamente todo valor retirado, atentar-se para trocos de pagamentos. Trocos miúdos acumulam contabilmente e apos um período geram pendencias financeiras se não forem bem controlados.

4)      Para controle financeiro entre condomínio e o contas a pagar da administradora, em cada recibo destaque a informação de origem do pagamento, por exemplo, com a expressão pago pelo “caixa pequeno” para não se confundir no momento de prestar contas, isso facilita bastante.

5)      Utilize uma planilha para realizar o controle, de quanto sacou, gastou e sobrou, protocole a entrega para a administradora de toda a movimentação do caixa pequeno.

Condomínios

VAZAMENTO NA UNIDADE VIZINHA E AGORA?

Published

on

Vazamentos já são problemáticos por si só mas se envolverem a unidade vizinha podem gerar uma grande dor de cabeça. Porém, apesar de incômodo, há solução. Apresentamos a seguir algumas dicas de quais os passos para resolver esse transtorno tão comum nos condomínios.

1)      Certifique-se, primeiramente, que o vazamento não tenha origem na sua unidade. É importante que solicite a visita de um profissional para afirmar a situação existente.

2)      Procure o proprietário da unidade causadora do vazamento para resolver o problema de forma amigável, para firmarem acordo em que as partes se comprometam a consertar o vazamento dentro de um prazo estabelecido.

3)      Caso, não seja atendido o prazo determinado busque auxilio da administradora do seu condomínio para intermediar a situaçãoe registrar a comunicação com a unidade proveniente do vazamento.

4)      Em ultimo caso, após esgotadas todas as tentativas de solução de forma amigável e administrativa, é que se deve buscar as medidas judiciais.

Continue Reading

Síndicos

SINDICO: 5 DICAS COMO SE PREPARAR PARA UMA ASSEMBLEIA

Published

on

A assembleia é o momento de definir em conjunto assuntos pertinentes àquela comunidade e se não for bem organizada pode não atingir o objetivo seja por desviar a atenção para outros assuntos ou as pessoas com diferentes ideias falarem ao mesmo tempo. Por isso é importante uma boa preparação para que a assembleia seja eficiente. Organize-se com nossas dicas:

1)       Realizar no mínimo uma assembleia por ano.

2)       Procure levantar todos os assuntos necessários a serem discutidos.

3)    Antes de agendar a data da reunião, procure se reunir com a administradora do seu condomínio e seus conselheiros, para alinhar os assuntos e solicitar o que for necessário.

4)      Analise qual a melhor data e horário de acordo com o perfil dos moradores, possibilitando e estimulando o maior número de presenças possível e envie a convocação com bom prazo de antecedência.

5)      Caso a assembleia discuta sobre obras, regras condominiais, previsão orçamentária, encaminhe junto com o edital documentos com as informações necessárias para que  seja realizada uma analise antecipada pelos moradores, isso auxilia na hora da discussão e deliberação.

Continue Reading

Destaques